Modelo para a mensuração do capital intelectual: uma abordagem fundamentada em recursos Report as inadecuate




Modelo para a mensuração do capital intelectual: uma abordagem fundamentada em recursos - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Edson Pinheiro de Lima ; Sérgio Eduardo Gouvêa da Costa ;Production 2010, 20 3

Author: Olivir Sebastião Malavski

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=396742040012


Teaser



Production ISSN: 0103-6513 production@editoracubo.com.br Associação Brasileira de Engenharia de Produção Brasil Malavski, Olivir Sebastião; Pinheiro de Lima, Edson; Gouvêa da Costa, Sérgio Eduardo Modelo para a mensuração do capital intelectual: uma abordagem fundamentada em recursos Production, vol.
20, núm.
3, julio-septiembre, 2010, pp.
439-454 Associação Brasileira de Engenharia de Produção São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=396742040012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Produção, v.
20, n.
3, jul.-set.
2010, p.
439-454 doi: 10.1590-S0103-65132010005000050 Modelo para a mensuração do capital intelectual: uma abordagem fundamentada em recursos Olivir Sebastião Malavskia,*, Edson Pinheiro de Limab, Sérgio Eduardo Gouvêa da Costac a, *olivirbr@yahoo.com.br, PUCPR, Brasil b e.pinheiro@pucpr.br, PUCPR, Brasil c s.gouvea@pucpr.br, PUCPR, Brasil Resumo A compreensão dos mecanismos de criação de valor na produção de bens ou serviços tem ocupado um lugar especial na agenda das empresas.
O renascimento da Teoria Baseada em Recursos é um sinal da intensificação desta busca, em que se procura identificar o papel dos recursos, capacitações e competências na criação de valor nos sistemas de operações.
Este trabalho desenvolve um modelo fundamentado no conceito de capital intelectual para articular recursos, capacitações e competências organizacionais.
O modelo é construído a partir das definições das variáveis recursos, capacitações, competências e capital intelectual, trabalhando esses elementos em seus diferentes níveis de análise.
A estrutura utilizada para a construção do modelo de integração fundamenta-se no modelo do navegad...





Related documents