Passagem de turno dos enfermeiros nos quartos visita de enfermagem: opinião dos utentes Report as inadecuate




Passagem de turno dos enfermeiros nos quartos visita de enfermagem: opinião dos utentes - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Fátima da Conceição Martins Luzio ; Mayra Cristina Moreira dos Santos ;ReferênciaRevista de Enfermagem 2010, II 12

Author: Ricardo Jorge de Oliveira Ferreira

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=388239959007


Teaser



Referência - Revista de Enfermagem ISSN: 0874-0283 referencia@esenfc.pt Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Portugal de Oliveira Ferreira, Ricardo Jorge; da Conceição Martins Luzio, Fátima; Moreira dos Santos, Mayra Cristina Passagem de turno dos enfermeiros nos quartos (Visita de Enfermagem): opinião dos utentes Referência - Revista de Enfermagem, vol.
II, núm.
12, marzo, 2010, pp.
29-37 Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Coimbra, Portugal Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=388239959007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO Passagem de turno dos enfermeiros nos quartos (Visita de Enfermagem): opinião dos utentes Shift change of nurses in patients’ rooms (Nursing Handover): users’ opinions Ricardo Jorge de Oliveira Ferreira* Fátima da Conceição Martins Luzio** Mayra Cristina Moreira dos Santos*** Resumo Abstract A passagem de turno dos enfermeiros, nos quartos dos utentes, é uma prática internacional e comum em muitos contextos hospitalares do nosso país.
O seu principal intuito é envolver os utentes no seu processo de cuidados, mas devido, sobretudo, ao carácter delicado e pessoal das informações transmitidas, muito se tem discutido sobre as suas vantagens e desvantagens. Neste artigo, apresentam-se os resultados de um estudo exploratório - descritivo com dados de natureza qualitativa, que teve como objectivo descrever as opiniões de utentes internados, em três serviços dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), relativamente a esta prática.
A amostra intencional foi constituída por 10 utentes submetidos a intervenção cirúrgica, após consentimento informado, com um internamento mínimo de sete dias, entrevistados entre 8 ...





Related documents