A enfermeira no desenho da criança Report as inadecuate




A enfermeira no desenho da criança - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Sílvia Correia ; Maria de Fátima Santos ; Alfredo Lourenço ;ReferênciaRevista de Enfermagem 2010, II 12

Author: Matilde Correia

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=388239959002


Teaser



Referência - Revista de Enfermagem ISSN: 0874-0283 referencia@esenfc.pt Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Portugal Correia, Matilde; Correia, Sílvia; Santos, Maria de Fátima; Lourenço, Alfredo A Enfermeira no desenho da Criança Referência - Revista de Enfermagem, vol.
II, núm.
12, marzo, 2010, pp.
83-92 Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Coimbra, Portugal Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=388239959002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO A Enfermeira no desenho da Criança The Nurse in children’s drawing Matilde Correia* Sílvia Correia** Maria de Fátima Santos*** Alfredo Lourenço**** Resumo Abstract A essência da profissão de enfermagem é o cuidado centrado no indivíduo e na sua base está a relação que se estabelece entre prestador e utilizador dos cuidados de enfermagem.
Percebermos de que forma as crianças percepcionam as(os) enfermeiras(os) e as suas acções é uma forma de podermos reflectir nas nossas práticas e melhorá-las, adequando-as mais significativamente às necessidades dessa população.
Encontrámos investigação feita com a intenção de avaliar a qualidade da relação entre enfermeiros e utilizadores adultos dos cuidados de enfermagem mas não no caso da pediatria. Realizámos um trabalho a partir da questão de investigação: “Qual a percepção da criança acerca das(os) enfermeiras(os) expressa através do desenho?”, no qual o instrumento de colheita de dados foi o desenho.
Participaram no estudo quinze crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, período em que a criança começa a compreender e a entender melhor os conceitos e as acções.
Porque interessava mapear a percepção que as c...





Related documents