Mobbing em contexto de enfermagem Report as inadecuate




Mobbing em contexto de enfermagem - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Andrea Silva Santos Pinto ;ReferênciaRevista de Enfermagem 2011, III 5

Author: Dora Maria Ricardo Fonseca Saraiva

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=388239964017


Teaser



Referência - Revista de Enfermagem ISSN: 0874-0283 referencia@esenfc.pt Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Portugal Ricardo Fonseca Saraiva, Dora Maria; Silva Santos Pinto, Andrea Mobbing em contexto de enfermagem Referência - Revista de Enfermagem, vol.
III, núm.
5, diciembre, 2011, pp.
83-93 Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Coimbra, Portugal Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=388239964017 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO Mobbing em contexto de enfermagem Mobbing in a nursing context Mobbing entre los profesionales de enfermería Dora Maria Ricardo Fonseca Saraiva* Andrea Silva Santos Pinto** Resumo O mobbing tem sido considerado um importante fator de risco psicossocial à saúde física e mental do trabalhador.
Perante a importância do conceito e escassa literatura científica sobre o mesmo, surge este estudo que visa avaliar a existência de condutas de mobbing, a sua intensidade e frequência na profissão de enfermagem. Trata-se de um estudo quantitativo, de caráter descritivo correlacional e de natureza transversal.
A amostra por conveniência foi constituída por enfermeiros dos Centros de Saúde da Região da Cova da Beira.
O instrumento de colheita de dados foi o questionário e os dados foram tratados com base no programa SPSS (17.0) utilizando-se a estatística descritiva e inferencial. Dos resultados obtidos, verificou-se que 90,38% dos enfermeiros consideraram sofrer pelo menos uma estratégia de mobbing, sendo que a média se situa em 8 condutas vivenciadas por cada enfermeiro, com um efeito significativo (10,3) embora uma intensidade fraca (1,51).
Verificou-se que o “estado civil” e a “existência de filhos” influenciam a dim...





Related documents