Fatores influenciadores dos cuidados de enfermagem domiciliários na prevenção de úlceras por pressão Report as inadecuate




Fatores influenciadores dos cuidados de enfermagem domiciliários na prevenção de úlceras por pressão - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

José Verdú Soriano ;ReferênciaRevista de Enfermagem 2011, III 5

Author: Alexandre Marques Rodrigues

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=388239964012


Teaser



Referência - Revista de Enfermagem ISSN: 0874-0283 referencia@esenfc.pt Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Portugal Marques Rodrigues, Alexandre; Verdú Soriano, José Fatores influenciadores dos cuidados de enfermagem domiciliários na prevenção de úlceras por pressão Referência - Revista de Enfermagem, vol.
III, núm.
5, diciembre, 2011, pp.
55-63 Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Coimbra, Portugal Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=388239964012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO Fatores influenciadores dos cuidados de enfermagem domiciliários na prevenção de úlceras por pressão Factors influencing domiciliary nursing care for the prevention of pressure ulcers Factores que influyen en los cuidados de enfermería domiciliarios en la prevención de úlceras por presión Alexandre Marques Rodrigues*; José Verdú Soriano** Resumo Os valores epidemiológicos de úlceras por pressão (UPP) nos cuidados domiciliários são mais elevados do que nos outros níveis de cuidados, na Região Autónoma dos Açores (RAA). Pretende-se analisar os fatores que influenciam os cuidados de enfermagem na prevenção de UPP do serviço domiciliário, de forma que possam ser controlados ou potenciados, para proporcionar cuidados de qualidade.
O Estudo quantitativo descritivo, tendencialmente analítico, inclui todos os enfermeiros de cuidados domiciliários da RAA.
Efetuada análise de conteúdo das questões abertas, seguiu-se uma análise quantitativa através do programa estatístico SPSS 16.0. Verifica-se que uma minoria de enfermeiros efetua uma avaliação do risco de desenvolver UPP; a maioria dos enfermeiros implica o cuidador informal; a formação dos enfer...





Related documents