A instrumentalização da educação em saúde na atenção básica Report as inadecuate




A instrumentalização da educação em saúde na atenção básica - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Maria Djair Dias ; Leila Alcina Correia Vaz Bustorff ;ReferênciaRevista de Enfermagem 2011, III 5

Author: Verbena Santos Araújo

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=388239964002


Teaser



Referência - Revista de Enfermagem ISSN: 0874-0283 referencia@esenfc.pt Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Portugal Santos Araújo, Verbena; Djair Dias, Maria; Correia Vaz Bustorff, Leila Alcina A instrumentalização da educação em saúde na atenção básica Referência - Revista de Enfermagem, vol.
III, núm.
5, diciembre, 2011, pp.
7-17 Escola Superior de Enfermagem de Coimbra Coimbra, Portugal Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=388239964002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO A instrumentalização da educação em saúde na atenção básica The instrumentalization of health education in the basic attention La instrumentalización de la educación sanitaria en la atención primaria Verbena Santos Araújo* Maria Djair Dias** Leila Alcina Correia Vaz Bustorff*** Resumo Contexto: a educação em Saúde contribui para o desenvolvimento da consciência crítica das pessoas, estimula a busca de soluções e a organização para a ação coletiva.
Objetivos: apresentar a atuação dos profissionais de saúde nas ações educativas, e identificar como os mesmos as instrumentalizam.
Metodologia: pesquisa de caráter exploratório e quantitativo.
Utilizou-se um questionário semiestruturado junto dos profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde da Família do bairro Tambor – Campina Grande-PB.
Resultados e discussão: as ações educativas são praticadas numa perspectiva participativa e agregada a multiplicações de informações, os grupos ativos recebem apoio necessário, as informações são bem compreendidas e os instrumentos metodológicos diversificados, colaborando para o seu sucesso.
Conclusão: a educação em saúde operacionalizada consegu...





Related documents