Teses Report as inadecuate




Teses - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

História, Ciências, SaúdeManguinhos 2006, 13 1

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=386137982017


Teaser



História, Ciências, Saúde - Manguinhos ISSN: 0104-5970 hscience@coc.fiocruz.br Fundação Oswaldo Cruz Brasil TESES História, Ciências, Saúde - Manguinhos, vol.
13, núm.
1, enero-marzo, 2006, pp.
203-204 Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=386137982017 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto TESES TESES Atividades Científicas na “Bela e Bárbara” Capitania de São Paulo (1796-1823) No ano de 1796, o ministro da Marinha e Ultramar do governo mariano, D.
Rodrigo de Sousa Coutinho, elaborou um programa político-reformista que visava modernizar a administração do império português, para assim assegurar o domínio da parte mais rica do Império – o Brasil – e, sobretudo, salvar o Reino, e a monarquia portuguesa.
Entre as medidas tomadas pelo ministro estava o estudo das ‘produções naturais’ coloniais, uma vez que as considerava como fontes de riquezas que ajudariam a promover o desen-volvimento da nação portuguesa. Para o mapeamento, exploração e análise do mundo natural das colônias, D.
Rodrigo se aliou aos naturalistas, que foram contratados em diversas regiões da América Portuguesa.
Na Capitania de São Paulo, os três estudiosos arregimentados para servir à Coroa foram João Manso Pereira, Martim Francisco Ribeiro de Andrada e José Bonifácio de Andrada e Silva.
O objetivo central dessa tese de Doutorado consistiu em analisar a contribuição da atividade científica praticada pelos mencionados naturalistas Ilustrados, presente em suas viagens científicas e memórias, para o processo de institucionalização das ciências naturais na América Portuguesa, em especial na referida Capitania.
Suas memórias científicas n...





Related documents