Uma -biblioteca sem paredes-: história da criação da bireme Report as inadecuate




Uma -biblioteca sem paredes-: história da criação da bireme - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Luis Ferla ; Dante Marcello Claramonte Gallian ;História, Ciências, SaúdeManguinhos 2006, 13 1

Author: Márcia Regina Barros da Silva

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=386137982006


Teaser



História, Ciências, Saúde - Manguinhos ISSN: 0104-5970 hscience@coc.fiocruz.br Fundação Oswaldo Cruz Brasil Barros da Silva, Márcia Regina; Ferla, Luis; Claramonte Gallian, Dante Marcello Uma biblioteca sem paredes: história da criação da Bireme História, Ciências, Saúde - Manguinhos, vol.
13, núm.
1, enero-marzo, 2006, pp.
91-112 Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=386137982006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto UMA ‘BIBLIOTECA SEM PAREDES’ SILVA, M.
R.
B.
da; FERLA, L.; GALLIAN, D.
M.
C.
Uma ‘biblioteca sem paredes’: história da criação da Bireme. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v.
13, n.
1, p.
91-112, jan.-mar.
2006. Uma ‘biblioteca sem paredes’: história da criação da Bireme* A ‘library without walls’: a history of the creation of Bireme O presente artigo analisa o processo de criação da Bireme, Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, relacionando-o com o contextos social, político e econômico respectivos. O período em questão assistiu à solidificação da influência norte-americana no mundo ocidental, entre as décadas de 1950 e 1970. Nossa intenção foi resgatar documentos e depoimentos referenciais para discutir as questões envolvidas na implantação da então Biblioteca Regional de Medicina, iniciativa que teve grande influência no âmbito da integração cultural e científica latinoamericana no campo das ciências da saúde. Procurou-se ainda estabelecer marcos analíticos que possibilitem reflexões sobre o desenvolvimento histórico da instituição e sobre seu papel como iniciativa da Organização Panamericana de Saúde. PALAVRAS-CHAVE: B...





Related documents