Reconstrução da maternidade: os discursos da pediatria e obstetrícia nas revistas femininas na década de 1920 Report as inadecuate




Reconstrução da maternidade: os discursos da pediatria e obstetrícia nas revistas femininas na década de 1920 - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

História, Ciências, SaúdeManguinhos 2011, 18

Author: Ismael Gonçalves Alves

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=386138058020


Teaser



História, Ciências, Saúde - Manguinhos ISSN: 0104-5970 hscience@coc.fiocruz.br Fundação Oswaldo Cruz Brasil Gonçalves Alves, Ismael Reconstrução da maternidade: os discursos da pediatria e obstetrícia nas revistas femininas na década de 1920 História, Ciências, Saúde - Manguinhos, vol.
18, diciembre, 2011, pp.
322-325 Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=386138058020 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Ismael Gonçalves Alves Reconstrução da maternidade: os discursos da pediatria e obstetrícia nas revistas femininas na década de 1920 Reconstructing motherhood: pediatric and obstetric discourse in women’s magazines in the 1920s Ismael Gonçalves Alves Doutorando do Programa de Pós-graduação em História-Universidade Federal do Paraná. ismaelmaya1@yahoo.com.br A partir de meados do século XIX, segundo Michel Foucault, a população torna-se uma das principais preocupações dos governos nacionais; entendida não mais como herança ou conquista, sua importância depositava-se na relação com outras ‘coisas’ como costumes, hábitos, formas de agir e de pensar, fome, epidemias, acidentes e mortes (Foucault, 2010, p.283).
Semente das populações futuras, a criança e a infância passaram a ser os principais alvos de uma intensa campanha médico-sanitária que visava prolongar essa etapa da vida.
Para alcançar tal objetivo, as sociedades modernas FREIRE, Maria Martha de criaram regras que se impunham tanto para os pais quanto para os Luna.
Mulheres, mães e filhos, referentes a cuidados com higiene, limpeza, alimentação e médicos: discurso maternalista no Brasil. amamentação, ou seja, uma série de investimentos necessár...





Related documents