A promoção das mulheres no espaço social como efeito da normalização da maternidade e da infância Report as inadecuate




A promoção das mulheres no espaço social como efeito da normalização da maternidade e da infância - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

História, Ciências, SaúdeManguinhos 2011, 18

Author: Ana Laura Godinho Lima

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=386138058019


Teaser



História, Ciências, Saúde - Manguinhos ISSN: 0104-5970 hscience@coc.fiocruz.br Fundação Oswaldo Cruz Brasil Godinho Lima, Ana Laura A promoção das mulheres no espaço social como efeito da normalização da maternidade e da infância História, Ciências, Saúde - Manguinhos, vol.
18, diciembre, 2011, pp.
316-321 Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=386138058019 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Ana Laura Godinho Lima A promoção das mulheres no espaço social como efeito da normalização da maternidade e da infância The promotion of women in social space as an effect of the regulation of motherhood and childhood Ana Laura Godinho Lima Professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades-Universidade de São Paulo. alglima@usp.br A o contrário do que tantas vezes acontece, a obra Mulheres, mães e médicos: discurso maternalista no Brasil, de Maria Martha de Luna Freire, cumpre mais do que promete.
Sua investigação, abrangente e rigorosa, proporciona contribuições importantes à história da puericultura, da infância e da família no Brasil, assim como aos estudos de gênero.
Talvez a principal contribuição seja mostrar que a normalização da maternidade, por meio da difusão dos princípios da higiene infantil, não resultou apenas em maior submissão das mulheres ao poder masculino mas, ao contrário, teve como um de seus efeitos mais importantes o de alargar os horizontes da atuação FREIRE, Maria Martha de Luna.
Mulheres, mães e feminina no espaço social.
A pesquisa da autora revela que as médicos: discurso mulheres das primeiras décadas do século XX não foram simplesmaternalista no Brasil. Rio de Janeiro: Editora me...





Related documents