Da aplicação à implicação na antropologia médica: leituras políticas, históricas e narrativas do mundo do adoecimento e da saúde Report as inadecuate




Da aplicação à implicação na antropologia médica: leituras políticas, históricas e narrativas do mundo do adoecimento e da saúde - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

História, Ciências, SaúdeManguinhos 2014, 21 2

Author: Mônica de Oliveira Nunes

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=386134011003


Teaser



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica de Oliveira Nunes, Mônica Da aplicação à implicação na antropologia médica: leituras políticas, históricas e narrativas do mundo do adoecimento e da saúde História, Ciências, Saúde - Manguinhos, vol.
21, núm.
2, abril-junio, 2014, pp.
403-420 Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=386134011003 História, Ciências, Saúde - Manguinhos, ISSN (Versão impressa): 0104-5970 hscience@coc.fiocruz.br Fundação Oswaldo Cruz Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto Da aplicação à implicação na antropologia médica Da aplicação à implicação na antropologia médica: leituras políticas, históricas e narrativas do mundo do adoecimento e da saúde From application to implication in medical anthropology: political, historical and narrative interpretations of the world of sickness and health NUNES, Mônica de Oliveira.
Da aplicação à implicação na antropologia médica: leituras políticas, históricas e narrativas do mundo do adoecimento e da saúde.
História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.21, n.2, abr.-jun.
2014, p.403-420. Resumo Revisa parte da literatura da antropologia médica contemporânea, guiando-se pela orientação-implicação política na escolha de seus objetos de estudo, na análise e na construção de soluções para os problemas investigados.
A partir de narrativas de antropólogos, evidenciamse as bases históricas e sociopolíticas que caracterizaram o campo em seus países de origem ou de migração.
No panorama traçado das três principais vertentes contemporâneas – as antropologias médica crítica, do sofrimento e do biopoder –, são caracterizadas escolhas teóricas e t...





Related documents