Leite e modernidade: ideologia e políticas de alimentação na era vargas Report as inadecuate




Leite e modernidade: ideologia e políticas de alimentação na era vargas - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

História, Ciências, SaúdeManguinhos 2014, 21 1

Author: Sören Brinkmann

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=386134010017


Teaser



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica Brinkmann, Sören Leite e modernidade: ideologia e políticas de alimentação na era Vargas História, Ciências, Saúde - Manguinhos, vol.
21, núm.
1, enero-marzo, 2014, pp.
1-17 Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=386134010017 História, Ciências, Saúde - Manguinhos, ISSN (Versão impressa): 0104-5970 hscience@coc.fiocruz.br Fundação Oswaldo Cruz Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto Leite e modernidade BRINKMANN, Sören.
Leite e modernidade: ideologia e políticas de alimentação na era Vargas.
História, Ciências, Saúde − Manguinhos, Rio de Janeiro.
Disponível em: http:--www. scielo.br-hcsm. Resumo Leite e modernidade: ideologia e políticas de alimentação na era Vargas Milk and modernity: ideology and nutrition policies during the Vargas era Nos anos 1930 difundiu-se no Brasil a nova ciência da nutrição, que introduziu também a convicção de que o leite de vaca constituía o mais importante dos alimentos básicos.
Apesar da campanha levada a cabo pelo Ministério de Educação e Saúde Pública em meados dos anos 1930, o consumo de leite no Rio de Janeiro se manteve muito aquém das recomendações dos experts devido à má qualidade do produto e a seu elevado preço.
Este trabalho analisa os esforços do Estado Novo para melhorar o sistema de abastecimento de leite da capital brasileira assim como para atenuar causas e efeitos de seu fracasso final. Palavras-chave: política de nutrição; Estado Novo; abastecimento de leite; Ministério de Educação e Saúde Pública; Rio de Janeiro. Abstract Sören Brinkmann Pesquisador contratado da Cátedra dos Países de Línguas Românicas, Departamento de Ciências...





Related documents