Instituições escolares no brasil: o público e o privado na mira da violência Report as inadecuate




Instituições escolares no brasil: o público e o privado na mira da violência - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Espacios en Blanco. Revista de Educación 2007, 17

Author: Áurea Maria Guimarães

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=384539799002


Teaser



Espacios en Blanco.
Revista de Educación ISSN: 1515-9485 revistaespaciosenblanco@gmail.com Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires Argentina Guimarães, Áurea Maria Instituições escolares no Brasil: o público e o privado na mira da violência Espacios en Blanco.
Revista de Educación, vol.
17, junio, 2007, pp.
37-59 Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires Buenos Aires, Argentina Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=384539799002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Instituições escolares no Brasil: o público e o privado na mira da violência Áurea Maria Guimarães* Nunca se falou tanto em “fobia escolar”, contaminando as relações entre professores e alunos.
Reportagens veiculadas pelos meios de comunicação expõem casos de docentes que lecionam em escolas privadas e que acabam abandonando a profissão por não suportarem a agressividade dos alunos.
Essas escolas seriam permeadas pela chamada “lógica do comércio”, ou seja, aquela em que o “freguês sempre tem razão”.
Para garantir a permanência da “clientela”, diretores e coordenadores ignoram as queixas dos docentes e impedem que alunos, considerados indisciplinados, bagunceiros sejam punidos. Por outro lado, freqüentemente sou informada por estagiários, alunos ou mesmo professores da rede pública, sobre maus tratos prati- * Profa.
Dra.
da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – São Paulo – Brasil. Departamento de Ensino e Práticas Culturais. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Violar: Laboratório de Estudos sobre Violência, Imaginário e Formação de Educadores – da F.E.
da Unicamp E.MAIL: guima@sigmanet.com.br 37 Áurea...





Related documents