Penalva, elsa. mulheres em macau: donas honradas, mulheres livres e escravas séculos xvi e xvii. lisboa: cham-cccm: 2011, 237p. Report as inadecuate




Penalva, elsa. mulheres em macau: donas honradas, mulheres livres e escravas séculos xvi e xvii. lisboa: cham-cccm: 2011, 237p. - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Varia Historia 2012, 28 47

Author: Ana Paula Wagner

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=384434840025


Teaser



Varia Historia ISSN: 0104-8775 variahis@gmail.com Universidade Federal de Minas Gerais Brasil Wagner, Ana Paula PENALVA, Elsa.
Mulheres em Macau: donas honradas, mulheres livres e escravas (séculos XVI e XVII).
Lisboa: CHAM-CCCM: 2011, 237p. Varia Historia, vol.
28, núm.
47, enero-junio, 2012, pp.
463-466 Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=384434840025 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto PENALVA, Elsa.
Mulheres em Macau: donas honradas, mulheres livres e escravas (séculos XVI e XVII).
Lisboa: CHAM-CCCM: 2011, 237p.* ANA PAULA WAGNER Pesquisadora do Centro de Documentação e Pesquisa em História dos Domínios Portugueses (CEDOPE)-DEHIS-UFPR Rua Senador Xavier da Silva, n.
272, ap.
41. Curitiba-Paraná.
Cep: 80.530-060 anapwagner@gmail.com Macau está longe de nós, se tivermos como ponto de referência o espaço geográfico brasileiro.
Entretanto, o trabalho de Elsa Penalva chega para fazer uma aproximação, trazendo àqueles que desconhecem as particularidades da história macaense elementos que permitem um contato com a sociedade em questão.
Numa parceria entre o Centro de História de Além-Mar e o Centro Científico e Cultural de Macau, o trabalho da autora foi publicado na Coleção Estudos e Documentos, que tem divulgado investigações relacionadas com a História dos Descobrimentos e da Expansão Lusa, assim como a presença portuguesa no mundo. O primeiro ponto a ser evidenciado é que as mulheres são as protagonistas dessa obra, o que já se encontra anunciado no próprio título do trabalho.
São mulheres de diferentes estatutos sociais, que viviam em Macau entre finais de Quinhentos e meados de Seiscentos.
No topo da h...





Related documents