Vainfas, ronaldo. jerusalém colonial. judeus portugueses no brasil holandês. rio de janeiro: civilização brasileira, 2010, 376 p. Report as inadecuate




Vainfas, ronaldo. jerusalém colonial. judeus portugueses no brasil holandês. rio de janeiro: civilização brasileira, 2010, 376 p. - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Varia Historia 2012, 28 47

Author: Bruno Feitler

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=384434840024


Teaser



Varia Historia ISSN: 0104-8775 variahis@gmail.com Universidade Federal de Minas Gerais Brasil Feitler, Bruno VAINFAS, Ronaldo.
Jerusalém colonial.
Judeus portugueses no Brasil holandês.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010, 376 p. Varia Historia, vol.
28, núm.
47, enero-junio, 2012, pp.
459-461 Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=384434840024 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto VAINFAS, Ronaldo.
Jerusalém colonial.
Judeus portugueses no Brasil holandês.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010, 376 p.* BRUNO FEITLER Departamento de História - Unifesp Estrada do Caminho Velho, 333 07252-312 Guarulhos S.P. feitler@unifesp.br Nesse livro, que é dos últimos resultados da sua importante produção historiográfica, Ronaldo Vainfas se mantém dentro da temática dos estudos sociorreligiosos, seguindo um veio que iniciou com seu Trópico dos pecados (1989).
Vainfas estuda desde então fenômenos vários de desvios religiosos no mundo católico português.
Esse prisma na verdade diz muitas vezes mais sobre as instituições e as culturas dominantes do que os estudos a elas diretamente dedicados.
Essa história sociológica, voltada para as rupturas e as descontinuidades à la Foucault, e que Vainfas domina com uma extrema sensibilidade e familiaridade, é uma importante contribuição para a compreensão do Brasil colônia e também um estímulo metodológico para os historiadores brasileiros. Em seu livro, Jerusalém colonial.
Judeus portugueses no Brasil holandês, mais do que apenas estudar a estrutura e o funcionamento da comunidade sefaradita local (o que não deixa de fazer), Vainfas continua a tratar daqueles compor...





Related documents