De lisboa ao rio de janeiro. a trajetória da coleção diogo barbosa machado Report as inadecuate




De lisboa ao rio de janeiro. a trajetória da coleção diogo barbosa machado - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Varia Historia 2012, 28 47

Author: Ana Paula Sampaio Caldeira

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=384434840010


Teaser



Varia Historia ISSN: 0104-8775 variahis@gmail.com Universidade Federal de Minas Gerais Brasil Sampaio Caldeira, Ana Paula De Lisboa ao Rio de Janeiro.
A trajetória da Coleção Diogo Barbosa Machado Varia Historia, vol.
28, núm.
47, enero-junio, 2012, pp.
211-233 Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=384434840010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto De Lisboa ao Rio de Janeiro a trajetória da Coleção Diogo Barbosa Machado* From Lisbon to Rio de Janeiro the trajectory of Diogo Barbosa Machado’s Collection** Ana Paula Sampaio Caldeira Doutoranda do Programa de Pós-Graduação História Política e Bens Culturais do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro, RJ paideia@ig.com.br RESUMO Neste artigo, estuda-se a coleção de mapas, folhetos e imagens montadas pelo abade português Diogo Barbosa Machado no século XVIII.
Inicialmente, é elaborada uma tipologia dessa coleção, buscando aproximá-la e diferenciá-la de outras de sua época.
Em seguida, a partir desse conjunto, aborda-se a atividade de bibliófilo de Barbosa Machado, destacando o trabalho exaustivo de compilação feito por ele em diversas frentes.
Por fim, são apontados os caminhos percorridos pela coleção até fazer parte do acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro já no século XIX.
O objetivo não é apenas contar a história desses materiais, mas, antes de tudo, mostrar como as mudanças sofridas por eles ao longo de algumas décadas podem nos ajudar a refletir a respeito de como as sociedades se relacionam com o seu passado. * Artigo recebido em: 05-04-2010.
Aprovado em: 19-11-2011. ** Esta pesquisa foi elab...





Related documents