Alguns aspectos da reforma da inteligência na américa latina Report as inadecuate




Alguns aspectos da reforma da inteligência na américa latina - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Varia Historia 2012, 28 47

Author: Peter Gill

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=384434840006


Teaser



Varia Historia ISSN: 0104-8775 variahis@gmail.com Universidade Federal de Minas Gerais Brasil Gill, Peter Alguns aspectos da reforma da inteligência na América Latina Varia Historia, vol.
28, núm.
47, enero-junio, 2012, pp.
101-120 Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=384434840006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Alguns aspectos da reforma da inteligência na América Latina* Some aspects of reforming intelligence in Latin America** Peter Gill Universidade de Liverpool, Reino Unido Roxby Building, Liverpool, L697ZT, UK P.Gill@liverpool.ac.uk RESUMO Este artigo identifica algumas das características principais da reforma no setor de inteligência na América Latina, dentro do contexto mais amplo das relações entre os estados e os agentes de segurança.
São consideradas três questões principais: o legado autoritário, a transição e o lugar em que os estados se encontram, mas esta última questão é abordada mais para a conveniência da análise do que para sugerir qualquer sequência natural e necessária ou um destino para a mudança. Exemplos tirados da reforma das agências estatais de inteligência na Argentina e no Brasil são discutidos dentro da ideia mais ampla de “securitismo”: um conceito amplo que descreve como o setor de segurança é governado atualmente em termos de interpenetração e dependência mútua dos estados, empresas e agentes “comunitários”. Palavras-chave inteligência, governança, segurança. ABSTRACT This article identifies some of the main features of intelligence sector reform in Latin America within the broader context of the relationships between states and other security actors.
Thr...





Related documents