Enfermagem e o cuidado humanístico: proposta de intervenção para a mãe do neonato sob fototerapia Report as inadecuate




Enfermagem e o cuidado humanístico: proposta de intervenção para a mãe do neonato sob fototerapia - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

MARIA VERA LUCIA MOREIRA ; LEITÃO CARDOSO ;Ciencia y Enfermería 2006, XII 1

Author: ANTONIA DO CARMO SOARES CAMPOS

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=370441792008


Teaser



Ciencia y Enfermería ISSN: 0717-2079 rev-enf@udec.cl Universidad de Concepción Chile DO CARMO SOARES CAMPOS, ANTONIA; MOREIRA, MARIA VERA LUCIA; CARDOSO, LEITÃO ENFERMAGEM E O CUIDADO HUMANÍSTICO: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A MÃE DO NEONATO SOB FOTOTERAPIA Ciencia y Enfermería, vol.
XII, núm.
1, junio, 2006, pp.
73-81 Universidad de Concepción Concepción, Chile Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=370441792008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto I.S.S.N.
0717 - 2079 CIENCIA Y ENFERMERIA XII (1): 73-81, 2006 ENFERMAGEM E O CUIDADO HUMANÍSTICO: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A MÃE DO NEONATO SOB FOTOTERAPIA* NURSING AND HUMANISTIC CARE: PROPOSAL OF INTERVENTION FOR MOTHERS OF NEWBORN INFANTS UNDER PHOTOTHERAPY ENFERMERIA Y EL CUIDADO HUMANISTICO: PROPUESTA DE INTERVENCION PARA LA MADRE DEL NEONATO BAJO FOTOTERAPIA ANTONIA DO CARMO SOARES CAMPOS* e MARIA VERA LUCIA MOREIRA** LEITÃO CARDOSO*** RESUMO Este estudo objetivou descrever intervenções de Enfermagem baseadas em estratégias e técnicas de comunicação com a mãe do neonato em uso de fototerapia.
Estudo qualitativo, exploratório-descritivo.
Os sujeitos foram cinco mães cujos recém-nascidos encontravam-se sob fototerapia em uma maternidade publica em Fortaleza-CE.
Os dados foram coletados em novembro e dezembro de 2003 mediante entrevista semiestruturada e foram analisados à luz da Teoria Humanística de Enfermagem de Paterson e Zderad.
Os resultados demonstraram que a mãe apresenta déficit de conhecimento acerca da fototerapia e a comunicação entre a equipe de saúde e a mãe é deficiente.
As intervenções de Enfermagem envolveram a busca do diálogo genuíno entre enfermeiro e o binômio mãe-filho, aplicação de...





Related documents