La dignidad de las personas ancianas institucionalizadas: el papel de la música en el encuentro humano Report as inadecuate




La dignidad de las personas ancianas institucionalizadas: el papel de la música en el encuentro humano - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Enfermería Global 2008, 7 2

Author: Eliseth Ribeiro Leão

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=365834749018_5


Teaser



Enfermería Global E-ISSN: 1695-6141 eglobal@um.es Universidad de Murcia España Ribeiro Leão, Eliseth LA DIGNIDAD DE LAS PERSONAS ANCIANAS INSTITUCIONALIZADAS: EL PAPEL DE LA MÚSICA EN EL ENCUENTRO HUMANO Enfermería Global, vol.
7, núm.
2, junio, 2008, pp.
1-6 Universidad de Murcia Murcia, España Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=365834749018 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto REFLEXIONES - ENSAYOS A DIGNIDADE DOS IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: O PAPEL DA MÚSICA NO ENCONTRO HUMANO LA DIGNIDAD DE LAS PERSONAS ANCIANAS INSTITUCIONALIZADAS: EL PAPEL DE LA MÚSICA EN EL ENCUENTRO HUMANO *Ribeiro Leão, Eliseth *Doutora em Enfermagem Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP com póspós-doutoramento pela Université Marc Bloch.
Assessora de Pesquisa Científica do Hospital Samaritano – SP e Docente da PósPós-Graduação em Musicoterapia das Faculdades Metropolitanas Unidas – São Paulo – Brasil. Palavras chave: idosos, música, dignidade. Palabras clave: ancianos, música, dignidad. O sol é o mesmo, mas você está mais velho, com menos fôlego e um dia mais próximo da morte (Time - Pink Floyd) A população mundial está envelhecendo e a brasileira também.
A estimativa da Organização Mundial da Saúde é de que até 2025, teremos 840 milhões de pessoas idosas, o que representa 70% das pessoas na 3ª idade em todo o mundo.
Em 2050, a Espanha será o país mais velho do mundo e o Brasil será o 15º país em número de idosos1. O percentual de pessoas com mais de 60 anos (idade que caracteriza os idosos nos países em desenvolvimento) que, em 1950, era de 4% da população brasileira, em 1980 ampliou-se para 6,5%.
Em 1991, a proporção de idosos chegou a 7,3% e, em 2000, passo...





Related documents