A circularidade do autoritarismo no brasil: a leitura do jurista raymundo faoro sobre alguns impasses políticos vindos à tona na década de 1990 Report as inadecuate




A circularidade do autoritarismo no brasil: a leitura do jurista raymundo faoro sobre alguns impasses políticos vindos à tona na década de 1990 - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Reflexión Política 2009, 11 (22)

Author: María José de Rezende

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Reflexión Política ISSN: 0124-0781 reflepol@bumanga.unab.edu.co Universidad Autónoma de Bucaramanga Colombia Rezende, María José de A Circularidade do autoritarismo no Brasil: A leitura do jurista Raymundo Faoro sobre alguns impasses políticos vindos à tona na década de 1990 Reflexión Política, vol.
11, núm.
22, diciembre, 2009, pp.
16-33 Universidad Autónoma de Bucaramanga Bucaramanga, Colombia Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=11012487003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Authoritarianism circularity in Brazil: Raymundo Faoro´s interpretation on some political impasses that emerged in the 1990s Sumário Introdução.
O processamento de uma forma de governar autocrática no início da década de 1990.
Por que os planos econômicos revelavam a substancialidade de modos de governar oligárquicos e autoritários.
1993: A movimentação política em torno da reforma constitucional, da governabilidade e das eleições presidenciais de 1994.
Considerações finais: o padrão de domínio autoritário e as eleições presidenciais de 1994.
Referências bibliográficas. Resumo A finalidade deste artigo é expor as reflexões de Raymundo Faoro acerca do processo político denominado pós-transição, ou seja, a partir de 1988.
Suas análises da conjuntura política brasileira que foram realizadas, semanalmente, na revista Isto É, fornecem elementos para a compreensão do processamento de uma forma de governar autocrática que se mantinha ainda quase que intacta no início da década de 1990.
A eternização de métodos e de procedimentos oligárquicos foi debatida por ele nos seus diversos artigos sobre os impasses políticos que vinham à tona no ano da revisão constitucional (1993).
Seu...





Related documents