Schmitt: a crítica liberal a través do político Report as inadecuate




Schmitt: a crítica liberal a través do político - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Reflexión Política 2010, 12 (24)

Author: Roberto Bueno

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Reflexión Política ISSN: 0124-0781 reflepol@bumanga.unab.edu.co Universidad Autónoma de Bucaramanga Colombia Bueno, Roberto Schmitt: a Crítica Liberal A través do Político Reflexión Política, vol.
12, núm.
24, diciembre, 2010, pp.
60-67 Universidad Autónoma de Bucaramanga Bucaramanga, Colombia Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=11017129007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Schmitt: the Liberal Critics Through the Politic Sumario Uma crítica ao liberalismo desde o triunfo do político, Soberania: exceção, decisão e as implicações sobre o conceito de democracia, homogeneidade e unidade através do político em schmitt, Considerações finais, Referências bibliográficas. Resumo Neste artigo nos ocuparemos basicamente de uma linha das abrangentes reflexões de Schmitt que diz respeito ao triunfo das ideias liberais que viriam a ser alvo de ataques de segmentos da esquerda.
Nos dias que correm as instituições políticas podem ser entendidas como a compreensão de um conceito de cidadão como mero consumidor cuja vida pública vai sendo progressivamente esvaziada. Nossa proposta é avaliar em que medida muitas das críticas schmittianas ao liberalismo poderiam contribuir ao desenvolvimento da liberal-democracia ou, ao contrário, tão somente contribuir para o socavamento da democracia.
Este tipo de argumento pode ser utilizável para compreender se algumas das críticas à democracia e ao liberalismo não deve ser desconsiderada na medida em que entendida como mera crítica reacionária e totalitária à real democracia que nós podemos praticar. Palavras-chave: Carl Schmitt, liberalismo, democracia, constitucionalismo, parlamentarismo. Panorama Abstract These article basicaly l...





Related documents